Compreendendo a doutrina da expiação pela oração | Pr. Jander Lira



 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,

(1 Timóteo, 2:1)

Essa exortação Paulina ao jovem Timóteo de começar cultos públicos orando por todos os homens, tem implícito a doutrina da expiação geral,a qual diz que a morte de Jesus foi potencialmente por todos os homens, sem excessão ( Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

(1 Timóteo, 4:10).Por isso ele encoraja o jovem ministro a orar, suplicar,interceder e agradecer ao bom Deus em favor de todos. 

Paulo não tinha como finalidade primeira a vida tranquila e sossegada da igreja, isso seria o resultado seguinte ao verdadeiro motivo de nossa oração: a conversão dos homens, assim nosso trabalho e anseios estariam convergente ao desejo de nosso Senhor.

 ( 1 Timóteo, 2:4)

 O jovem Timóteo deveria orar até mesmo por Nero (imperador da época), o pior dos poderosos que a história já viu, que mandou matar a própria mãe (Agripina),ordenou a morte de centenas de cristãos, e usava seus corpos em chamas para iluminar roma.

Essa oração,entretanto, ele diz que é boa e aceitável diante de Deus ( 1 Tm. 2:3), tendo em vista que Deus propõe salvar até mesmo os perseguidores da igreja (1 Tm. 2:2, Atos 9:4). 

 Fica claro, portanto, que o pedido ousado para a igreja nos cultos públicos tem como motivação a morte de Jesus por todos ( 2. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.1 João, 2:2) . Já que na continuação do texto a ação de Deus não é limitada vejamos:


1- Deus deseja que todos os homens conheçam a verdade do evangelho e sejam salvos da condenação eterna (vs. 4). Se a bíblia não estivesse referindo-se a totalidade da raça humana, salvos e não salvos, o desejo e aspiração de Deus ficaria sem sentido, tendo em vista que estaria desejando algo que já era realidade (eleição dos salvos). O desejo só tem sentido se o versículo estiver se referindo a parte do conjunto dos homens de não salvos, pois a incredulidade deles impossibilitaria a salvação, ainda que o preço já tenha sido pago na cruz(1 Tm.2:4).    

2- Jesus,com sua encarnação e morte, tornou-se mediador entre Deus e os homens, já que tem natureza de ambos (vs 5). Dessa forma,torna-se difícil acreditar que ele tenha se sacrificado apenas por um grupo específico de homens.

3- O resgate efetuado por Deus pela morte de seu filho foi geral,e não seletivo. Fazendo-se eficaz aos que crêem, pois assim, pela sua soberania, decidiu. O problema não está na extensão da morte ( Rm. 5:18)…e nem no amor por todos (João 3:16), mas no homem que não crê e por isso não recebe seu perdão pelo sangue de Cristo. (o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 1 Timóteo, 2:6)

4- Paulo mostra que depois de orar devemos testemunhar para àqueles que estão ouvindo, estabelecendo a seguinte ordem no culto, primeiro a oração e depois a pregação.(... testemunho que de deve prestar em tempos oportunos 1Tm. 2:6).

 Portanto, pela instrução enfática de Paulo a Timóteo :"a oração por todos", devemos ser ousados em pregar e pedir a salvação de todos os homens, até mesmo dos marginalizados por esse mundo,como: viciados, homossexuais, prostitutas, homicidas, etc.., já que não houve reservas e limitações por Deus para salvar todos os homens.

Pastor  Jander lira.

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